2026-03-02
Ano será marcado por uma programação intensa, com propósito, qualificação profissional e geração de negócios em toda a cadeia automotiva.
A Aliança Automotiva Gaúcha lançou nesta segunda-feira, 2 de março, na sede do Sincopeças-RS, sua Agenda de Eventos 2026. O anúncio foi feito em reunião com lideranças das entidades que integram a Aliança: Cars, Asdap, Sincopeças-RS e Sindirepa-RS.
O clima do encontro foi de reconhecimento pelos resultados expressivos de 2025, considerados excelentes pelas entidades, e de confiança de que 2026 será ainda maior. Ao longo do último ano, os eventos da Aliança consolidaram-se como espaços estratégicos de integração, atualização técnica e fortalecimento institucional do setor. A expectativa agora é superar números, ampliar conexões e aprofundar o impacto positivo na cadeia automotiva gaúcha.
A programação contempla ações em diferentes regiões do Estado, reforçando o compromisso de interiorização e de proximidade com os profissionais que movimentam o segmento, da fábrica ao reparador, passando por distribuidores e lojistas.
Superencontros
Ocorrerão dois circuitos:
Em maio (19 a 21/05), nas cidades de Santana do Livramento, Pelotas e Camaquã.
Em julho (14 a 16/07), em Ijuí, Caxias do Sul e Canoas.
Com previsão de 120 participantes por noite em cada cidade, os encontros reúnem mecânicos, balconistas e lojistas em três noites de troca de conhecimento, palestras técnicas com fabricantes renomados, qualificação e networking. A realização é da Aliança Automotiva Gaúcha, com organização do Cars e do Sincopeças-RS.
Pit Stops
Em junho (17 a 20/06), o Pit Stop será
realizado em Santa Maria. Já em setembro (16 a 19/09), a ação ocorre em Novo Hamburgo.
Os Pit Stops têm como objetivo aproximar o setor da comunidade, promovendo a
importância da inspeção veicular para a segurança no trânsito e a preservação
ambiental, além de fomentar negócios entre fabricantes, distribuidores,
lojistas, reparadores e o consumidor final. A realização é da Aliança
Automotiva Gaúcha, com organização do Cars e do Sindirepa-RS, além de apoio de
prefeituras e execução envolvendo fabricantes, mecânicas e autocenters.
Reparasul
De 11 a 14 de novembro, na Fenac, em Novo Hamburgo,
ocorre a Reparasul, feira voltada a toda a cadeia de autopeças e equipamentos
para reparação automotiva. A Aliança Automotiva Gaúcha é apoiadora da 7ª edição
do evento, que conecta fabricantes, distribuidores, varejistas e fornecedores
de equipamentos e serviços para oficinas de veículos leves, pesados e
comerciais.
12º
Encontro da Cadeia Automotiva
Encerrando o calendário, no dia 12 de
dezembro, o 12º Encontro da Cadeia Automotiva será realizado no Grêmio Náutico
União, em homenagem ao Dia do Mecânico. A expectativa é reunir 1.000 pessoas,
entre fabricantes, distribuidores, representantes, lojas de autopeças e
mecânicas. A realização é da Aliança Automotiva Gaúcha, com organização do Cars
e da Asdap.
Mais do que um calendário de eventos, a Agenda 2026 reafirma o propósito da Aliança: manter os elos da cadeia automotiva unidos em torno do desenvolvimento do setor. A proposta é clara: fortalecer relacionamentos, ampliar conhecimento técnico e gerar oportunidades de negócios, consolidando um ambiente colaborativo e sustentável para toda a cadeia.
Contatos comerciais:
Marco Antônio Machado (Sincopeças-RS): (51) 9 9456-5562
Luciano Saldanha (Cars): (51) 9 9766-1661
Henrique Steffen (Asdap): (51) 9 8122-0050
Paulo Paim (Sindirepa-RS): (51) 9 9149-1580
Texto: Carla Wendt / Jornalista DRT 6412