2024-11-22
O Sincopeças-RS vem trabalhando fortemente contra a falsificação/pirataria por meio de campanha junto às mídias e seus canais de comunicação, pois acredita que esse “câncer”, que causa um prejuízo de mais de 16 bilhões por ano (falsificação, sonegação, contrabando e concorrência desleal) para autopeças no Brasil, só será mitigado com a união de esforços pela conscientização da população, políticas públicas eficientes, qualificação de equipes, novas tecnologias e maior fiscalização. A matéria completa sobre pirataria pode ser acessada no site https://www.sincopecas-rs.com.br/noticias/ver/80.
Neste sentido, o presidente do Sincopeças-RS, Marco Antônio Vieira Machado, juntamente com dirigentes de outras entidades, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (22), em Caxias do Sul/RS, com o deputado federal Maurício Marcon (PODE-RS), relator do PL 5258/2020, que trata do aumento da penalização pela venda de peças falsas. Na ocasião, Machado entregou um relatório sobre falsificação/pirataria ao parlamentar.
A pena atual para fraude no comércio é de prisão de 1 a 5 anos e multa. A proposta aumenta esse prazo em um terço se envolver a compra e venda de autopeças falsificadas. O texto é do deputado Lincoln Portela (PL-MG) e altera o Código Penal.
Sobre o PL 5258/2020, acompanhe aqui: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2265584
Ainda estiveram presentes: Rossano Boff (presidente do Sindilojas Caxias do Sul), Márcia Costa (diretora do Sindilojas Caxias do Sul), Daniel Amadio (presidente do Sindilojas Bento Gonçalves) e o deputado estadual Cláudio Branchieri.
Texto: Carla Wendt / Jornalista DRT 6412