Sincopeças-RS apresenta situação do setor automotivo pós-enchentes na CBCPAVE

2024-06-25

Sincopeças-RS apresenta situação do setor automotivo pós-enchentes na CBCPAVE

A longa viagem do presidente do Sincopeças-RS, Marco Antônio Vieira Machado, iniciou no domingo (23), de carro, até Florianópolis e seguiu de aéreo até Brasília, onde aconteceu reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE), das 10h às 13h, no dia 25 de junho.

Esse trajeto, não usual, está sendo uma das alternativas para quem precisa se deslocar do RS para outros estados, visto o fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho. É uma das consequências das fortes chuvas e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio.

E foi sobre o setor automotivo pós-catástrofe a pauta que o presidente abordou no encontro. Machado fez uma breve apresentação dos números da tragédia e também falou das ações do Sindicato, que atuou, e está atuando, em todas as fases: resgate/acolhimento até a luta por medidas que venham a mitigar os prejuízos para o setor e ações de retomada econômica.



O dirigente falou sobre a pesquisa de levantamento de prejuízos, do movimento nacional junto ao Sincopeças Brasil a partir de campanha de arrecadação de verbas, transferência de recursos, destinação de donativos, convenções coletivas emergenciais fechadas pelo Sindicato para manter emprego e renda, ações junto à Fecomércio-RS nos âmbitos municipal, estadual e nacional, além da campanha Adote uma Empresa, encabeçada pelo Sincopeças-RS, em parceria com a ASDAP (Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças) e CARS (Comitê Automotivo do Rio Grande do Sul).

“Tivemos um espaço importante na reunião, perante a situação que passa nosso estado. Reafirmamos nosso compromisso em atuarmos em todas as fases desta catástrofe e também reiteramos que a recuperação será a longo prazo, necessitando de uma atenção nacional do setor”, destaca o presidente.